BR 235 - A PROMESSA SE FAZ REALIDADE

No dia 20 de janeiro de 2012, uma equipe formada por entusiastas fluminenses, dentre eles o prefeito Esdras Avelino, Vereadores, Secretários Municipais, a Rádio Rio Taquara FM, o Blog Folha Mistura Total e a equipe da BPI de Alto Parnaíba- MA, foi à cidade de Monte Alegre do Piauí – PI, para mais uma vez ouvir o anuncio de inícios das obras na BR 235, trecho que liga Gilbués/Monte Alegre à Santa Filomena PI, “O tão esperado anúncio ocorreu pouco antes da solenidade de assinatura da ordem de serviço para pavimentação asfáltica da BR-235/PI, na praça central de Monte Alegre do Piauí. “A população de Santa Filomena pode ficar tranquila que até dezembro de 2013 será concluída a pavimentação asfáltica da BR-235, trecho Gilbués/Santa Filomena, uma das mais importantes estradas do Piauí”. A afirmação foi do governador Wilson Martins (PSB), em entrevista concedida - ao vivo - no início da tarde de sexta-feira (20/01/2012), às TVs de Teresina (Antena 10, Cidade Verde e Meio Norte) e à Rádio Comunitária Rio Taquara FM, da cidade de Santa Filomena”. E completou, falando: “Essa obra tem começo, meio e terá fim, porque ela se reveste de um planejamento ao longo dos anos. Se reveste de um sonho que é de todos, de interesse não de partidos políticos, mas do Estado”.

“Me sinto aliviado e já me considero piauiense”, afirmou o prefeito Esdras Avelino, se referindo ao fato de Santa Filomena ser a única cidade isolada do próprio Piauí, embora o crescimento econômico verificado – lento, é bem verdade – durante as últimas três décadas.

O ex-prefeito Ernani, visivelmente emocionado, concluiu seu breve discurso dizendo: “Se colocássemos nesse instante um sismógrafo em todos os cemitérios de Santa Filomena, iríamos perceber o sentimento de muitos filomenenses de todas as gerações, que durante mais de cem anos sonharam com essa obra, mas que não conseguiram vê-la realizada”.

Depois de passados exatos 365 dias (um ano), fomos conferir “in loco”, o que já havia sido feito e,  constatamos que, praticamente metade da obra está concluída, inclusive com ótima sinalização, asfalto de boa qualidade, pontes, acostamentos e cercas, as maquinas estão fazendo a ladeira das Novas. Motivo de grande alegria, não só para os filomenenses como também para altoparnaibanos e brasileiros que tem nesta estrada grande esperança de dias melhores com a chegada do tão sonhado desenvolvimento.

A construção da BR-235 não representa somente o fim dos transtornos para se chegar até o município de Santa Filomena, a quinta maior economia agrícola do Piauí. A rodovia abre novos horizontes para o desenvolvimento do sudoeste piauiense e a ligação de pólos potencialmente ricos, permitindo a consolidação da economia regional. Orçada inicialmente em R$ 103.275.000,00 (com os reajustes anuais, pode ultrapassar a casa dos R$ 120 milhões), a pavimentação desse segmento da BR-235/PI é, sem nenhuma dúvida, de extrema importância, não apenas para o escoamento da produção agropecuária de Santa Filomena e de grande parte da região dos cerrados do Piauí, mas também como vetor indutor do desenvolvimento, interligando os eixos norte/sul e nordeste/centro-oeste do Brasil.

Classificada funcionalmente como rodovia transversal, a BR-235 estabelece a ligação de Aracaju, capital de Sergipe, com a cidade de Cachimbo, no sul do Pará, atravessando a porção sul do Piauí e do Maranhão, norte da Bahia e do Tocantins, como ainda o oeste de Pernambuco, passando pelas importantes cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

  

Por Carlos Biá - 21 de janeiro de 2013.

http://www.gp1.com.br  - 21/01/2012 e 04/05/2012    
http://folhamaranhao.com - 03/04/2012 

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