O Prefeito Itamar Vieira e o Vice Raimundo Nonato, participam do Encontro dos Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasilia

A presidenta anunciou recursos para investimento em várias áreas

Presidenta Dilma abriu encontro e anunciou recursos para investimentos em diversas áreas


A segunda-feira, 28 de janeiro, foi marcada pelo Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, aberto pela presidenta Dilma Rousseff, que anunciou a liberação de R$ 66,8 bilhões para investimentos em diferentes áreas em todo o país. O encontro, que acontecerá até o dia 30 de janeiro, também contou com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, junto com os demais ministros de Estado.
Em seu discurso, a presidenta deu as boas-vindas e parabenizou os novos prefeitos. Afirmou que os brasileiros estão vivendo melhor do que há uma década, mas que ainda há muito o que ser feito. Segundo ela, cada um dos prefeitos e prefeitas encontrará no Governo Federal um parceiro de trabalho para que as promessas feitas em campanha virem realidade e melhorem cada vez mais a vida dos brasileiros.
Dilma falou sobre diversos programas que podem ser levados para os municípios e destacou que o crescimento que o Brasil almeja só é possível com o trabalho das prefeituras. “Estou convencida de que não há desenvolvimento sem trabalho conjunto entre federação e municípios. Para isso, vamos construir uma agenda de trabalho para que vocês se inteirem dos programas, do que pode ser feito. Vamos trabalhar em sintonia por um país melhor”, declarou a presidenta.
Antes de falar aos presentes, a presidenta pediu um minuto de silêncio em respeito aos familiares e às vítimas que morreram na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grando do Sul. Em seguida, a cantora Ellen Oléria cantou o Hino Nacional.
O Encontro Nacional dos Novos Prefeitos e Prefeitas tem como objetivo subsidiar os gestores municipais com informações sobre programas e ações federais que ajudarão a iniciar os mandatos ou dar continuidade à gestão municipal com foco no desenvolvimento sustentável.
O evento, cujo tema é “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”, reúne os principais ministérios e órgãos do governo federal para apresentarem suas políticas, divididas em quatro eixos: desenvolvimento social; desenvolvimento econômico; desenvolvimento ambiental e urbano; e  participação social e cidadania.
Além de apresentar os principais programas do Governo Federal executados em parceria com os governos municipais, o evento vai oferecer oficinas técnicas sobre instrumentos de modernização administrativa, além de apresentar boas práticas de municípios e consórcios públicos intermunicipais em diversas áreas.
Ficaremos na expectativa que o Prefeito e o Vice-Prefeito de Alto Parnaíba, consigam uma boa agenda com  Ministérios e Parlamentares comprometidos com as causas das populações menos favorecidas e consigam projetos e financiamentos que melhore a qualidade de vida de nossa população.
Alto Parnaíba é uma cidade carente de muitas coisas, precisamos urgentemente de um sistema de saúde pública que atenda as necessidades de sua população, como o funcionamento pleno do único Hospital Público, que há décadas nossos governantes insistem em deixá-lo fechado à sua gente; outro problema crônico é a falta de estradas vicinais que interliguem a imensa área territorial do município, com mais de 11.000 Km², e possibilite o escoamento da produção dos pequenos produtores rurais que há séculos vivem no isolamento. Precisamos, também,  urgentemente de galerias para escoamento da água pluvial,  provinda das chuvas, que  geralmente no verão(ou inverno como aqui denominamos o período chuvoso) é quase uma rotina se deparar, com problemas graves de esgoto a céu aberto, lixo contaminando nosso Velho Monge, e, sobretudo afetando principalmente a população do bairro Santa Cruz.
É sabido por todos que estes  problemas estruturais existentes em nossa cidade, não são novos, há décadas ou até mesmo século, nosso povo convivem com estas situações. Sabemos também que sem a parceria dos governos federal e estadual, o município é incapaz de resolvê-los, devido a dimensão de sua complexidade. E esse é o nosso desejo e nossa torcida, para que o Prefeito Itamar Vieira(PSB) e o Vice Raimundo Nonato(PT), consigam firmar uma sólida  parceria com a União e o Estado, que há  tempos necessitamos e  esperamos.  

Fonte: Rosiene Assunção, Ascom/MinC
Foto: Elisabete Alves, Ascom/MinC




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

FESTEJO EM HONRA A NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS