Começa o cadastro dos moradores no Parque das Nascentes do Rio Parnaíba

Corredeiras da Taboca, no Rio Parnaíba, área a ser protegida com implantação do Parque das Nascentes do Parnaíba

A SEMAR (Secretário Estadual do Meio Ambiente do Estado do Piauí) e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) avisam que nesta sexta-feira (08), a partir das 9h00 da manhã, na Câmara Municipal de Alto Parnaíba (MA), acontecerá reunião com os proprietários de terras no interior do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, com o tema “PROCEDIMENTOS LEGAIS DA DEMARCAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PARQUE”.

O objetivo do encontro é fazer com que os participantes fiquem por dentro de todo o processo de implantação do Parque, criado em 2002 para proteger as nascentes do Rio Parnaíba, com área de aproximadamente 730 mil hectares, e que alcança os municípios de Gilbués (PI), São Gonçalo do Gurgueia (PI), Barreiras do Piauí (PI), Corrente (PI), Alto Parnaíba (MA), Formosa do Rio Preto (BA), Mateiros (TO), São Félix do Tocantins (TO) e Lizarda (TO).

O processo de demarcação do Parque Nacional das Nascentes do Rio Paranaíba começou no mês de setembro de 2012, quando uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade inaugurou a 1ª etapa de sinalização da Unidade de Conservação (UC). 

As atividades dos técnicos incluem cadastro das populações residentes no interior, educação ambiental e levantamento cartorial de todas as propriedades. A empresa responsável pela demarcação é a Geoplan, que está atuando em parceria com o Governo do Piauí. 

O projeto deve estar concluído em 12 meses (setembro de 2013) e o custo é estimado em R$ 4,5 milhões (Quatro Milhões e Quinhentos Mil Reais).

Escrito por José Bonifácio em 05/02/2013

http://www.gp1.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010