INICIA ANO LETIVO EM ALTO PARNAÍBA

Abertura do Ano Letivo 2013

Segundo Paulo Freire, “A Educação trás consigo um coeficiente muito grande de Esperança. Ela pode mudar muito a realidade, dependendo de como a aplicamos e da maneira que a concebemos, pois além da Educação ser embasada em uma esperança, é necessário: que saibamos que, sem certas qualidades ou virtudes como amorosidade, respeito aos outros, tolerância, humildade, gosto pela alegria, gosto pela vida, abertura ao novo, disponibilidade à mudança, persistência na luta, recusa aos fatalismos, abertura à justiça, não é possível a prática pedagógico-progressista, que não se faz apenas com ciência e técnica". (FREIRE,1997,p. 136).

A sociedade, por ser constituída de valores, é capaz da alienação das consciências através destes mesmos valores, que como bem sabemos, nem sempre são valores, pois estes podem servir como suporte na perpetuação do status quo, com todas as suas implicações e justificações.

Esse é um aspecto um pouco restrito no modo de compreensão da Educação, pois o objetivo primordial da Educação é levar o ser humano a se livrar das amálgamas que o impedem de desenvolver seu próprio ser.

A Educação, para Freire, não é uma doação ou imposição, mas uma devolução dos conteúdos coletados na própria sociedade, que depois de sistematizados e organizados, são devolvidos aos indivíduos na busca de uma construção de consciências críticas frente ao mundo.

Em Alto Parnaíba, pelo menos no primeiro dia do ano letivo da nova administração, tudo fugiu ao contexto proposto pelo grande sábio, mestre e revolucionário educacional Paulo Freire. 

Em discurso de improviso o Prefeito Municipal para uma plateia composto por pais, alunos, autoridades municipais e professores, usou palavras em tom ameaçador, ditatorial e arcaico, tentando intimidar e querendo provar o improvável, aliás, é justamente o discurso de quem pouco procurou os bancos escolares. Sempre repetindo o mesmo conteúdo de que administração ainda não começou devido às dívidas deixadas por administradores anteriores. Ora, isso é papo furado, ninguém na sã consciência acredita mais nisso, o governo iniciou em primeiro de janeiro e a responsabilidade administrativa é da nova gestão, o governo é impessoal, se foi encontrados erros administrativos, que procurem a justiça e puna os culpados, agora o que não toleramos mais é esse achar que a culpa é sempre do outro, pois em apenas 50(cinquenta) dias de governo já foram repassados aos cofres municipais importâncias superiores aos três milhões de reais, só de FUNDEB são mais de 730 mil reais. Tá na hora de tirar o plano de governo da gaveta e mostrar pra que foram eleitos e, que realmente têm compromissos para com a população, chega de demagogia e vamos mostrar trabalho. Limpeza publica, educação, saúde, assistência social são obrigações administrativas e não favores como acham.

Antes da execução dos hinos Municipal e Nacional, foi feito justa  homenagem em um minuto de silencio em sufrágio  ao  Procurador Geral do Município, Dr. Décio Rocha, morto na última quinta feira.

Fonte de Pesquisa:
www.artigos.com

     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010