INTERNAUTAS ELEGEM SAÚDE PÚBLICA COMO PRIORIDADE PARA ALTO PARNAÍBA

FOTO: Reprodução



Segundo enquete realizada pelo blog Folha Mistura Total, internautas elegem saúde pública como prioridade para Alto Parnaíba. Entre os dias 20 de Janeiro e 15 de fevereiro deste ano, 44% dos votantes priorizaram a Saúde Publica Municipal, os resultados estão publicados na página http://folhamisturatotal.blogspot.com.br.


Alto Parnaíba esta carente, precisa urgentemente de um sistema de saúde pública que atenda as necessidades de sua população, com o funcionamento pleno do único Hospital Público, com laboratório, raios X, médicos de plantão, enfermeiros. Eis, um breve histórico do Hospital Municipal de Alto Parnaíba,  hoje intitulado de “José Soares”.


Em 1977 o município de Alto Parnaíba, no extremo sul maranhense, ganhava o seu hospital público, um projeto de inteira responsabilidade do INAMPS, já extinto, a partir da iniciativa das lideranças políticas e comunitárias locais, à frente o prefeito Corintho Rocha (1971 – 1976) e o deputado federal José Machado. Foi inaugurado oficialmente na gestão do prefeito Renan Soares (1977 – 1982). No segundo mandato de Antonio Rocha Filho (1983-1988), passou a ser gerido por uma fundação municipal de saúde e conseguiu funcionar no máximo de sua plenitude, com cinco médicos, uma enfermeira, dois dentistas, auxiliares de enfermagem, assistente social e outros profissionais ligados à saúde e à área administrativa, sob a direção da saudosa assistente social Célia Lustosa do Amaral Brito, morta em 10 de setembro de 1988.


Naquele período e no mesmo hospital, em convênio com o Banco do Brasil, funcionou um laboratório de análises clínicas e um raio-x.  A sala cirúrgica era ampla e moderna para a época. O hospital, denominado de Prefeito Lourival Lopes, em uma homenagem a um dos grandes lutadores pela saúde em nosso município, possuía vários leitos e ali eram realizadas pequenas cirurgias.


Foi fechado pela primeira vez, no primeiro mandato do prefeito José de Freitas Neto(1989-1992). Reaberto e fechado na gestão do então prefeito Adalto Gomes da Silva (1993 – 1996), quando este também extinguiu a Secretaria Municipal de Saúde. As administrações seguintes não deram a importância devida à saúde municipal, pois compreendiam que levar os pacientes para serem tratados fora custava menos e rendiam votos. Somente na administração de Ranieri Avelino Soares (2005-2008) iniciou a tão sonhada reforma no nosso hospital, e, no governo Ernani Soares (2009-2012) foi reaberto, somente a parte de ambulatório e  inaugurado o Hemocentro, foi pouco, mas,  significou muito para a população, o funcionamento do hospital é o resgate da cidadania do povo alto-parnaibano.


Esperamos da nova gestão que lute pela saúde e atenda este clamor do nosso povo.


Em seus muitos pronunciamentos e discursos em favor da saúde pública Dr. Décio Rocha costumava dizer: “Os pobres não aguentam a carga de um tratamento em lugares tão distantes e o jeito, na maioria, é de mendigar, daí a compra de votos antes mesmo dos pleitos, em que o cidadão, sem outra alternativa, recebe do pretenso candidato a passagem e a hospedagem, além dos medicamentos e até de internações e tratamento completo, e é inquestionável que essa mesma pessoa, deserdada da sorte e da cidadania, irá retribuir ao político com o mais valioso para este, o voto.”

Fonte:  Im Memoriam “ Sempre Décio Helder do Amaral Rocha”
http://deciorocha.blogspot.com.br/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010