Cuidado com o andor, o santo é de barro!!!

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PLANEJAM ANO LETIVO DE 2013.


O trabalho do professor é uma atividade consciente e sistemática, cujo centro está na aprendizagem ou o estudo dos alunos sob a sua direção, e sua complexidade, não está vinculada apenas à sala de aula; está também diretamente ligada a exigências sociais e à experiência de vida dos alunos. E para que este trabalho docente seja desenvolvido com um alto grau de qualidade é indispensável a presença do “Planejamento Escolar”, pois o mesmo se dá por um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social, e consequentemente trazendo para a sala de aula alguns elementos importantes como objetivos, conteúdos e métodos estando esses cheios de significados políticos e sociais. O Planejamento Escolar e a Pedagogia de Projeto são atividades de reflexão acerca de nossas próprias opções e ações, não se reduzindo apenas ao preenchimento de um formulário para o controle pedagógico, elas devem ser atividades conscientes de previsão das ações dos professores, fundamentadas em opções político-pedagógicas, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas, ou seja, problemática social, econômica, política e cultural que envolve a comunidade escolar que interagem no processo de ensino.


Estiveram reunidos durante os dias 21 e 22 de março na Unidade integrada Marly Sarney, os professores da rede municipal de ensino para o Planejamento Anual, com o objetivo de atualizar e melhor capacitar o corpo docente, os trabalhos foram assessorados pela Sub Secretária de Educação Nazarena Ramos Lopes e as Coordenadoras Ana Vitória Andrade Borges e Ana Vitoria Moraes Azevedo Oliveira.


Que por sinal fizeram um excelente trabalho, contrariando a velha máxima de que santo de casa não faz milagres, e nem precisava, pois com uma linguagem simples e de fácil entendimento foi repassado todo conteúdo proposto.

No final o Secretario Municipal de Educação Professor Raimundo Nonato França agradeceu aos presentes e falou que as eleições para escolha de Diretores e Coordenadores ainda não foram realizadas devido à correria e falta de tempo e que será realizada ainda no primeiro semestre deste ano, o edital deverá ser publicado após a Semana Santa.

Mas, também pudera, se “tocar o sino e acompanhar a procissão” já é algo impossível, imagine  ainda ter que carregar o andor? Só que não pode ser esquecido que o santo é de barro! O nobre professor terá que decidir qual função irá desempenhar: se a de Vice-Prefeito, para a qual foi eleito, Secretario de Educação, ou ainda, a de Presidente do SINSEPAP – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.  This is a question? 



Por Carlos Biah, em 23 de março de 2013. 

Comentários

  1. Silvania dos Reis Silva24 de mar. de 2013, 08:16:00

    Realmente Biah, o Planejamento Pedagógico promovido pela Secretaria Municipal de Educação foi bastante proveitoso a equipe está de parabéns pelo dinamismo e objetividade nos temas focados. Mais uma vez foi comprovado que quem conhece a realidade local é bem mais fácil fazer um diagnóstico dos desafios a serem superados. Só gostaria de lembrar que a professora Rosimary Moraes Azevedo também fez parte da equipe pedagógica abrilhantando o encontro e acrescentando sabedoria adquirida ao longo da vida e de vários momentos de estudos. Valeu turma... é isso aí. Agora cabe a cada um colocar em prática o que foi debatido e vivenciado.
    Um grande abraço a todos
    Silvania dos Reis Silva

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010