Safra de grãos no MA deve ser maior 13%, diz secretário de Agricultura


Segundo Cláudio Azevedo, produção em 2013 será de 3,3 mi de toneladas.
Agrobalsas voltará a ser realizada anualmente.

Reunião definiu a realização da Agrobalsas acada ano (Foto: SecomMA/Divulgação)
A Secretaria de Estado Agricultura (Sagrima) estima que a produção de grãos este ano será pelo maior pelo menos 13% em relação a 2012. A informação foi repassada pelo secretário Cláudio Azevedo, durante a reunião que estabeleceu a realização da Agrobalsas como anula e não mais a cada dois anos. “A previsão é de que o Maranhão produza 3,3 milhões de toneladas de grãos”, enfatizou o gestor.

Segundo Azevedo, a região sul do Estado, responsável pela maioria da soja produzida no Estado, este ano deve colher, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 1,7 milhão de toneladas.

Agrobalsas

Durante a reunião também ficou definido que a edição 2013 da Agrobalsas será realizada entre 13 e 17 de maio e passará a ser anual e não a cada dois anos, como estava acontecendo nas suas últimas edições. "Esse é um evento importante e o tema este ano vai focar na sustentabilidade, pesquisa e inovação. É preciso preservar nossos rios, nossas áreas de preservação ambiental e nossos ecossistemas e, principalmente, combater os desmatamentos e queimadas", disse Azevedo.

No ano passado R$ 156 milhões foram comercializados com a venda de máquinas agrícolas, veículos leves e pesados, implementos, insumos e prestação de serviço e mais de 25 mil pessoas participaram do evento.

A programação deste ano inclui a demonstração do parque de máquinas e equipamentos agrícolas para mostra internacional, com cursos, treinamentos, visitação e participação das escolas, vitrines vivas das principais culturas e animais, teatros, show artístico e musical e a realização do Maranhão Ecoadventure, uma feira de esportes, turismo e aventura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010