Ao se despedir do TJMA Desembargador Raimundo Nonato de Souza lembra momentos difíceis vividos em Alto Parnaíba


"Nem as situações adversas e os momentos de dificuldade, como quando era juiz em Alto Parnaíba, o fizeram desistir da carreira.








"Seja independente, porque o juiz não pode deixar de ter independência". O conselho para o sucessor é do desembargador Raimundo Nonato de Souza, embora não saiba ainda qual nome será eleito para substituí-lo.

O magistrado completa 70 anos no próximo dia 26 - idade máxima permitida por lei para trabalhar no serviço público. A aposentadoria se aproxima depois de 32 anos de magistratura, seis dos quais como desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Poucos dias antes do "descanso" na magistratura, Souza participará de três sessões na penúltima semana de maio: plenária jurisdicional, no dia 22; 2ª Câmara Criminal, 23; e Câmaras Criminais Reunidas, 24; além das sessões semanais.

Avesso a férias, o desembargador lembra que o TJMA é um dos tribunais mais produtivos do Brasil. Nem as situações adversas e os momentos de dificuldade, como quando era juiz em Alto Parnaíba, o fizeram desistir da carreira.

"Dispararam vários tiros contra mim e minha mulher. Não acertaram porque queriam me amedrontar", avalia. "Escolhi minha profissão desde criança: queria ser juiz de Direito. Tudo aquilo que eu desejei, eu consegui", orgulha-se.

O desembargador diz que vai sentir saudade da amizade dos colegas de Tribunal. Depois da aposentadoria, vai dedicar parte do seu tempo à pecuária e agricultura. Mas para quem tem toda uma família atuante no Direito, talvez não seja fácil ficar totalmente afastado da área num futuro próximo. "Posso ser consultor dos meus filhos", sugere.

Perfil - Raimundo Nonato de Souza nasceu em Presidente Dutra (à época, o município se chamava Curador), onde concluiu o ensino primário na escola Paroquial São Bento. Nos anos 60, veio para São Luís, onde cursou o ginásio no Colégio Getúlio Vargas. Concluiu o antigo 2º Grau no Colégio Agrícola de Brasília. Formou-se em Direito, em 1975, pela Universidade Federal do Maranhão. É casado com Eunice Gabriel Silva de Souza, com quem tem três filhos: Salk Silva de Souza, Sérgio Silva de Souza e Sandro Silva de Souza.

Exerceu a advocacia de 1976 a 1979, com escritório na capital maranhense. Foi professor secundário no Colégio Agrícola do Maranhão, no período de 1968 a 1969, lecionando também nos colégios Ivar Saldanha e Alvorada. Supervisor do projeto "João de Barro", em São Luís, de 1969 a 1976, trabalhou na Secretaria de Educação. Concursado do Ministério Público, atuou como promotor de Justiça junto às comarcas de São Raimundo das Mangabeiras, Itapecuru, Santa Inês e Presidente Dutra.

Promovido por merecimento, assumiu como titular a comarca de Alto Parnaíba, em 1978. Em seguida, passou a responder pela Procuradoria, junto à Justiça Militar, em São Luís. Aprovado para o cargo de juiz de Direito e nomeado em 8 de janeiro de 1981, iniciou suas atividades judicantes naquele mesmo ano na comarca de Presidente Dutra. Foi promovido, por antiguidade, até chegar à capital em 1992.

Na comarca de São Luís, foi titular da 4ª Vara Criminal e da 7ª Vara Cível, onde permaneceu até ser promovido, também por antiguidade, ao cargo de desembargador, tomando posse no dia 18 de abril de 2007. Recebeu homenagens do Tribunal de Justiça do Maranhão em três oportunidades, com as medalhas do Mérito Judiciário e Medalha "Desembargador Bento Moreira Lima", por relevantes serviços prestados ao Judiciário maranhense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010