Escolas da rede estadual de Santa Filomena realizam I Desfile Cívico em Homenagem ao dia do Piauí




Aconteceu no ultimo sábado, 19, na cidade de Santa Filomena, separada da capital, Teresina por quase mil quilômetros de distancia. O I Desfile Cívico em comemoração aos 191 anos de independência do Piauí, o evento contou com a participação  das escolas: Unidade Educacional Professora Delfina Sobreira Queiroz, Educandário São José e Grupo Escolar Professor Lourenço Filho.




O desfile idealizado pelo Professor Saulo Nogueira com organização de todos os diretores, coordenadores e professores e participação maciça dos alunos que contou a história do Piauí.



A Banda gentilmente cedida pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Alto Parnaíba e C. E. Pedro Damasceno Filho, deu  show a parte com participação de alunos de praticamente  todas as escolas daquele município sob a batuta do mestre José Maria Moraes.  



O G. E. Professor Lourenço contou a história do Piauí da pré história  ressaltando as descobertas feitas pela pesquisadora Niede Guidon na Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, passando pela importância dos indígenas e negros africanos que forçados a pratica de trabalhos escravos na região. Destacou-se também a importância dos desbravadores e vaqueiros na colonização do estado, foram homenageados os heróis da Guerra do Jenipapo, os bravos Voluntários da Pátria que lutaram na Guerra do Paraguai, ressaltando a presença dos 234 que partiram de Santa Filomena para defenderem o território nacional;  os governadores  do  Estado, desde João Pereira Caldas até Wilson Martins e no final a escola  destacou a importância dos nossos mestres na educação municipal, um pelotão completo representou os principais nomes destas ilustres figuras filomenenses.



A U. E. Professora Delfina Sobreira Queiroz deu ênfase a importância dos trabalhos das tradicionais lavadeiras. A escola mostrou também a divindade de Santo Reis, as Cantigas de Roda, lendas do Cabeça de Cuia e, finalizou mostrando os recursos naturais da região.    


Já o Educandário São José apresentou as riquezas de nossa terra, os cerrados filomenenses que fizeram do município a  quinta economia estadual, os rebanhos,  a importância da apicultura,  as atividades industriais,  destacando a fábrica de bicicletas Houston, o cimento Nassau e a fabricação de jeans. O Educandário finalizou mostrando a fruticultura e o diversificado artesanato piauiense.



Foi assistido por centenas de pessoas que acompanharam todo o percurso que iniciou na Avenida Getúlio vargas e finalizou na Praça Barão do Paraimcontou  com o apoio da Policia Militar - PI.  Depois da fala das autoridades, com presença de representantes da 15ª GRE – Corrente, a aluna Girleane entoou brilhantemente o hino do Piauí.





O evento foi apresentado pelos Professores Carlos Biá e Raildson Rocha, o texto de apresentação é de autoria dos diretores José Dourado Farias e Inácia Nogueira e a supervisao de Iglésia Nogueira.



A equipe de profissionais da Agencia BPI - Biah Produções e Informática,  fez a cobertura total do evento e disponibilizou as imagens na sua pagina do Facebook. CLICK AQUI E OLHE



SE QUISER CÓPIAS EM PAPEL DAS FOTOS PASSE NA BPI NA  PRAÇA DA MATRIZ E ADQUIRA POR UM PREÇO ESPECIAL  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010