Alunos usam guarda-chuva dentro da sala de aula em escola estadual no interior do Maranhão




Os estudantes da escola estadual Vitorino Freire, situada em Alto Parnaíba, reclamam que no período chuvoso a situação do local que há tempos espera uma reforma fica pior

Da redação/Maranhão da Gente


Alto Paraíba

A cidade de Alto Parnaíba, situada a 1.100 km de São Luís, tem apenas uma escola estadual criada há mais de 40 anos e que há tempos espera uma reforma. Na rotina dos alunos o guarda chuva se tornou item de primeira necessidade, especialmente no final do ano quando começa o período chuvoso na região.  “No dia de chuva os alunos abrem os guarda-chuvas perante a aula, para ver se consegue estudar sem se molhar, ou até mesmo para não molhar o  material escolar”, relata Maciane Folha, aluna do segundo ano do Ensino Médio.

Recentemente, outra aluna da escola, Bruna Queiroz, denunciou nas redes sociais a situação do prédio e o caso até rendeu matéria divulgada pelo site Maranhão da Gente. A aluna do terceiro ano do ensino médio, Bruna Queiroz, está deixando a escola sem ver a reforma esperada por tanto tempo e outros alunos como Maciane Folha já sabem que vão encarar mais um período de contratempos com a chuva tendo de se equilibrar ente proteger o material escolar da água que cai das goteiras, e se concentrar nas aulas ministradas em condições precárias.

A situação da escola já chegou a ser denunciada ao Ministério Público e o tempo de espera por solução dos problemas enfrentados pelos estudantes da única escola da rede pública estadual na cidade não se resume apenas a atuais estudantes da escola. Andressa Almeida, atualmente na universidade e ex-aluna da escola Vitorino Freire lembra que isto já é uma novela antiga. “Entrei na escola em 2003 quando fui fazer a 5 serie e sai de 2009 quando terminei o 3 ano hoje estou terminando a faculdade. Esta promessa de reforma é antiga e principalmente repetida em ano eleitoral”, comenta.

O festival de goteiras no telhado aliado à péssima situação das instalações elétricas da escola já  provocou episódios que quase resultam em ferimentos nos estudantes. “Uma vez uma lâmpada explodiu e quase cai em cima de minha cabeça na sala de aula, tive que sair correndo”, revela a estudante que descreve um cenário caótico da escola apresentando como principais problemas a fiação elétrica exposta e a água acumulada nos corredores, tornando quase impossível estudar no local.

O site Maranhão da Gente enviou e-mail para a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação indagando quando será iniciada a reforma na escola, que conforme informações repassadas pela assessoria em matéria anteriormente divulgada no site a respeito do caso, será iniciada em 2014 e já havia sido feita até uma visita de funcionários da Secretaria de Educação no local para averiguar a situação. No e-mail foi solicitada a informação detalhada de que dia será iniciada esta reforma e qual o orçamento destinado a este tipo de serviço.

Escola problemas

Promessa oficial

A proposta de Orçamento enviada pelo governo do Estado para a Assembleia Legislativa para o ano 2014 prevê um corte de R$ 23 milhões para á área da Educação. Após protesto de parlamentares de oposição e de professores, o deputado Alexandre Almeida, presidente da  Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle, da Assembleia Legislativa, prometeu que esta situação será sanada com a inclusão de emendas que ampliem o valor dos recursos, repondo o que foi cortado no projeto encaminhado pelo governo do Estado.


Longe dos gabinetes da Assembleia Legislativa e do Palácio dos Leões, Maciane Folha e outros alunos da escola estadual Vitorino Freire seguem vivendo a rotina de suplícios que fica mais forte com as primeiras chuvas dos meses de novembro e dezembro e torcem para que  em 2014, a cidade  de Alto Parnaíba entre no mapa de ações da Secretaria Estadual de Educação, que conforme afirmação do secretario Pedro Fernandes,  em entrevista concedida a Rádio Mirante AM no mês de agosto, disse que a governadora Roseana Sarney iria lançar um programa destinado  a reformar todas as escolas da rede estadual de ensino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010