ESCOLAS DE ALTO PARNAÍBA INICIAM ANO LETIVO DE 2014

ESCOLAS DE ALTO PARNAÍBA INICIAM ANO LETIVO DE 2014

FOTO: CARLOS BIAH / AGÊNCIA BPI

Este ano de 2014, os calendários das escolas estaduais, municipais e particulares, tiveram a data adiantada para o início das aulas, por conta da realização dos jogos da Copa do Mundo, que acontecerá em nosso País.
 
FOTO: CARLOS BIAH / AGÊNCIA BPI

Em Alto Parnaíba - MA, distante 1.110 km da capital São Luís, também não foi diferente as escolas particulares, já iniciaram suas atividades. As municipais iniciam hoje (31), último dia deste mês de janeiro. A única exceção é a escola da rede estadual, que dará inicio ao no letivo somente no dia 10 de fevereiro.

FOTO: CARLOS BIAH / AGÊNCIA BPI
Qualificar o atendimento das crianças que frequentam as Unidades de Ensino do Município de Alto Parnaíba é uma das prioridades da Secretaria de Educação do município, segundo o secretario de Educação e Vice - prefeito Raimundo Nonato de França Oliveira. O secretario apresentou os dados referentes ao ano letivo de 2013, a Escola M. São José apareceu com os melhores índices e a U. I. Marly Sarney se destacou com os piores, o que preocupa, podendo mais uma vez puxar o IDEB do município para baixo.

Ressaltamos, que foram distribuídos brindes aos melhores alunos de 2013, entre eles, bicicletas, tablets e vale compras no valor de R$ 150,00 premiando os três primeiros de cada escola da zona urbana. O município alto-parnaibano possui atualmente 40 escolas entre zona urbana e rural e atende cerca de 2.700 alunos.

FOTO: CARLOS BIAH / AGÊNCIA BPI
O Prefeito Itamar Vieira, em tom moderado e bem diferente do ano passado, usou da palavra elogiando os trabalhos realizados pela SEDUC (Secretaria Municipal de Educação). Em seu pronunciamento, disse que: “Candidatos abrem sua própria cova achando que o dinheiro da pra tudo e que, quem está ocupando o cargo às vezes não faz por que não quer, mas, depois de eleitos percebem que a realidade é bem diferente”, além disso, agradeceu ao presidente do SINSEPAP, 'por manter um bom dialogo com o poder executivo'.

O município de Alto Parnaíba possui problemas crônicos, atualmente é o segundo em extensão territorial do Estado com mais de 11 mil km² e com uma das menores densidades demográficas do país, menos de um habitante por quilômetro quadrado (0,9 hab/km²) e com difícil acesso ao interior, dificultando a nucleação, das quarenta escolas municipais, trinta e cinco estão na zona rural, com pouco mais de 400 alunos, menos que a Escola Mun. Conceição Néris, no bairro Santo Antonio, que possui mais de 600 alunos.
FOTO: CARLOS BIAH / AGÊNCIA BPI
Este ano a grande procura dos alunos de Alto Parnaíba – MA, por escolas em Santa Filomena – PI é outro agravante, entre Ensino Fundamental e Médio, o êxodo já se aproxima dos 100 alunos o que representa um prejuízo na faixa de R$ 228.500,00 anual, entre os dois entes federados. Tem que ser feito um diagnóstico para apurar o grave problema que está levando os alunos a mudarem de cidade, alguma coisa ocorreu errado ano passado.

Fonte: FNDE 

Reportagem: Raildson Rocha e Carlos Biah

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010