CRIATIVIDADE E DESENVOLVIMENTO

CRIATIVIDADE E DESENVOLVIMENTO

Por: Flávio Dino 

FLÁVIO DINO 

A principal marca da cultura brasileira é a diversidade, como o Carnaval demonstra tão bem. Nos quatro dias de festas, somos capazes de, em cada cidade de nosso país, expressar as diferentes formas de sermos brasileiros. Aqui em nosso estado, esses são dias de expor a alegria de ser maranhense, tomando as ruas com a criatividade do nosso povo. Além de seu essencial valor subjetivo, de valorizar a criatividade da população e ser um momento de autoafirmação de nossa cultura, o Carnaval tem desdobramentos econômicos, pelo volume de paixões que mobiliza.


Em todo o Brasil, somente os estrangeiros que nos visitaram durante o mês do Carnaval do ano passado injetaram mais de 600 milhões de dólares em nossa economia – ou seja, mais de R$ 1 bilhão. É dinheiro que gera renda a milhares de pessoas, como artesãos, comerciantes, vendedores ambulantes, costureiras e toda a ampla cadeia do turismo (hotéis, restaurantes, taxistas etc). Como esse dado sublinha, a nossa diversidade cultural gera e estimula uma máquina importante: a economia criativa.


Na Embratur, durante meus dois anos e oito meses de gestão, fiz questão de intensificar as press trips – que são viagens guiadas de jornalistas – para conhecerem o Carnaval brasileiro. Também implantei as press trips para festas juninas, com São Luís no roteiro. É uma forma de divulgar nossa cultura e contribuir com o aumento do ingresso de divisas no país e em nosso estado.



A pujança do Carnaval também mostra que estamos aptos à realização dos megaeventos. Muitas das cidades-sede da Copa do Mundo em 2014, por exemplo, recebem mais turistas durante os dias de Carnaval do que receberão nos jogos de futebol. Por conseguinte, fica comprovada nossa capacidade na realização de grandes eventos de massa, apesar de problemas que subsistem.

Em São Luís e muitas cidades maranhenses, o carnaval de rua sempre foi e sempre será nosso principal atrativo. A descentralização do incentivo às brincadeiras de carnaval é um importante passo que deve ser dado, pois assim um contingente ainda maior de cidadãos poderá participar, perto das suas casas e gerando trabalho em todo o estado. Desse modo, haverá mais oportunidades de lazer e também de negócios para microempreendedores.

Fiquei especialmente feliz ao ver que o Carnaval patrocinado pela Prefeitura de São Luís é uma boa representação do que o Maranhão tem de melhor, de acordo com a programação montada pela FunC (Fundação Municipal de Cultura) por meio de chamada pública e de convite a grupos de amplo reconhecimento. Em 4 dias de festa, escolas, blocos, brincadeiras, bandas, todos terão vez e voz. Irei acompanhar com muita atenção e vibração a Trupiada com os batalhões pesados dos bois de matraca, que encerrará a programação.

Sublinho o lembrete de que, em meio às festas, é fundamental que haja prudência, respeito às leis e ao próximo. Um carnaval sem violência e sem irresponsabilidade no transito é a combinação perfeita para esses dias de intensa mobilização da sociedade.

Aos que passarão esses dias em seus lares, locais de trabalho ou em suas Igrejas, também desejo que tudo corra bem, com paz para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010