Menores infratores fogem da cadeia de Alto Parnaíba - MA

Menores infratores fogem da Cadeia Pública de Alto Parnaíba - MA



Em Alto Parnaíba, cidade situada no extremo sul do estado do maranhão e quase 1.100 km distante da capital, dois menores infratores fugiram por volta das 17h20m desta quinta-feira (17) da Cadeia Pública.

Foto Reprodução
A Cadeia Pública de Alto Parnaíba tem paredes de adobe, não oferecendo a mínima segurança aos detentos e tampouco a sociedade, por se tratar de um local onde encontram-se apenados, conta com três celas, duas são ocupadas pelos presos de justiça, e a outra que não possui banheiro é geralmente ocupada por menores infratores(também por não possuir sequer um abrigo para menores infratores), e isso, segundo o carcereiro, (que por sinal é pago pela Prefeitura Municipal), foi a causa da fuga,  um dos menores pediu para ir ao banheiro que fica em outra dependência do histórico e secular prédio municipal, enquanto o guarda o acompanhava o outro aproveitou e empurrou o portão da cela que encontrava aberto e, contando com a fragilidade do local saltaram o muro que fica nos fundos da Cadeia e se evadiram, informou carcereiro Tarson que está  no plantão e que nada pode fazer.


A Segurança Pública em Alto Parnaíba, era uma das causas que o saudoso advogado Décio Rocha, morto há um ano, mantinha sempre em foco, veja alguns trecos de postagens feitas por ele em seu blog.


...O prédio da cadeia pública é um dos mais antigos do município de Alto Parnaíba, vizinho do secular templo da Igreja Católica na praça coronel Antonio Luiz (à margem do rio Parnaíba),  pouco conservado no decorrer dos tempos. Pertence ao patrimônio municipal e ali já funcionou a Prefeitura. As pessoas que fazem a segurança são contratadas - pelo jeito de forma informal - pelo Município, percebendo salário irrisório...

...Como o Estado do Maranhão pouco ou quase nada constrói ou investe em Alto Parnaíba, para funcionar a polícia necessita da colaboração da Prefeitura, que nem sempre atende a questões de segurança pública, por acreditar que não é obrigação sua e sim do estado-membro como se a questão segurança não interessasse direta e essencialmente à população da comuna interiorana, mas mantém um prédio de sua propriedade cedido gratuitamente ao governo maranhense para que a estrutura mínima das polícias civil e militar ali tenham um endereço e funcionem - quase precariamente -, além de uma contribuição para a alimentação dos policiais...


É preciso que o governo do Maranhão entenda que o município de Alto Parnaíba faz divisas com três estados brasileiros, com vasto território, banhando por um grande rio, localizado em uma das mais prósperas regiões econômicas do país com pessoas vindas de todas as regiões do Brasil, inclusive bandidos que estão fugindo das grandes metrópoles para o interior promissor do nordeste. Necessitamos não apenas de um prédio condizente para o funcionamento da delegacia de polícia, com tecnologia que possa identificar com mais agilidade um simples suspeito que aparece no município, pessoal e toda a estrutura necessária, mas também de um quartel da PM mais amplo, com acomodações dignas, alimentação adequada, mais policiais, enfim, o Estado deve assumir suas responsabilidades, com a vigilância permanente do Ministério Público maranhense.(Dr. Décio Rocha)

Veja outras postagens:

Blog Décio Rocha 
II - III - IV 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

DEPUTADOS E EX-DEPUTADOS COMEMORAM DERRUBADA DO VETO PRESIDENCIAL SOBRE OS PRECATORIOS DO FUNDEF !