Morre o Ex-Prefeito de Alto Parnaíba Zé Paraíba

Morre o Ex-Prefeito de Alto Parnaíba Zé Paraíba

Foto: Carlos Biah - Agência BPI

Na madrugada deste último dia do mês de abril e véspera  do dia do Trabalhador morre na cidade de Araguaina  - TO, aos 78 anos,  o paraibano de Sousa, José de Freitas Neto.

Zé Chofé como era conhecido quando por aqui chegou ao final da década de 60, foi motorista de caminhão e recebeu apoio nas terras maranhenses dos ex-prefeitos Corintho Rocha e José Soares.

Mas tarde se popularizou com o cognome de Zé Paraíba, ajudou na formação dos bairros de Alto Parnaíba. São José, Santo Antonio e principalmente o Santa Cruz onde conseguiu grande amizade.

No inicio da década de 1980, Zé Paraiba foi agricultor e boa parte da sua produção, na época de arroz, era distribuída para as famílias carentes, o que lhe rendeu o titulo de “Pai da Pobreza”. Nestes anos a população desta cidade passava por uma transição e sofria com o êxodo da zona rural para a urbana, o trabalho era escasso e, a base de alimentação de muita gente eram mangas colhidas na “Pontinha”.   

Mais tarde Zé Paraíba, entra na política se elegendo prefeito em 1989, teve como vice o atual prefeito Itamar Vieira  e contou com apoio de quase toda força política da cidade, sertanejos de todas as regiões do município, lideranças comunitárias, setores ligados à Igreja Católica, vários ex-prefeitos, como Renan Soares, Corintho Rocha, Raimundo Almeida, Gonzaga Lopes, faziam parte de seu palanque, derrotando seu opositor  José Ribamar Nogueira, agricultor e vice-prefeito do então prefeito Antonio Rocha Filho de quem recebera apoio, a eleição foi fácil, obtendo uma vantagem expressiva de votos.

Findando seu mandato e como na época não havia reeleição apóia a candidatura do agricultor mato-grossense Adalto Gomes da Silva, que venceu a médica Raimunda de Barros Costa, o dentista Ernani Soares e a líder comunitária Maria Filomena.

Depois do frustado governo de Adalto, Zé Paraíba se elege novamente prefeito de Alto Parnaíba, para seu segundo e último exercício a frente do executivo municipal, tendo como vice o Dr. Ernani Soares.

Seu último cargo politico foi o de vice-prefeito no período de 2009 a 2012 tendo como prefeito o Dr. Ernani Soares

Zé Paraíba foi derrotado por duas vezes em eleições majoritárias.

Já acamando e com uma das pernas amputada a Câmara de Vereadores de Alto Parnaíba lhe concedeu o titulo de Cidadão Altoparnaibano.


Ultimamente Zé Paraíba residia no bairro São José na companhia de Izoneth Mascarenhas Gama. O corpo está previsto para chegar por volta do meio dia, onde será velado em sua residencia, na rua Prefeito Antonio Rocha Filho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

FESTEJO EM HONRA A NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS