Alto Parnaíba não consegue atingir meta do Ideb


Alto Parnaíba não consegue atingir meta do Ideb



O município de Alto Parnaíba, distante mais de mil km da capital São Luís,  não atingiu sua meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2013 em relação aos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Dados divulgados pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira, 05. 


Os números mostram que todas as escolas pesquisadas no município não conseguiram alcançaram as metas d/o Ideb para 2013 em relação aos anos iniciais e finais do ensino fundamental, salientamos que, os índices do Maranhão continuam ruins alcançando a 21ª colocação entre os estados federados.



Ideb

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Inep e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.

Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.


Vamos aos números:

Entre as escolas municipais de 5º ano (series iniciais) a que melhor se destacou foi a E. M. Professora Leda Tájra que conseguiu média em 2013 de 4,2,  em relação a 2011 subiu 0,7, mas faltou apenas 0,1 para atingir a media projetada pelo Inep.

Já a Unidade Integrada Marly Sarney não atingiu nem a média classificatória para que a escola pontue, isso significa que os alunos fracassaram na Prova Brasil.

Já as de 9º ano (series finais) o destaque foi a E. Municipal São José que consegui pontuação de 4,0 em sua primeira participação no Ideb. 

O município manteve a mesma média de 2011, 3,6 e não alcançou a projeção que era 3,7. 


Percebe-se que o município está regredindo no tema educação e merece um estudo minucioso para diagnosticar os erros e procurar urgentemente os antídotos capazes de curar este mal que aflige toda a sociedade. 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010