Revista Carta Capital diz que Ibope "costuma cometer erros no Maranhão"



Revista Carta Capital diz que Ibope "costuma cometer erros no Maranhão"




Em reportagem que foi às bancas neste final de semana, a revista de circulação nacional Carta Capital apontou como um dos problemas da pesquisa Ibope/TV Mirante o grande número de indecisos. Segundo a revista, o instituto Ibope contratado pela TV Mirante (pertencente à família Sarney) costuma cometer “erros” no Maranhão.

“Por duas vezes (1994 e 2006), o instituto cravou a vitória de Roseana no primeiro turno e acabou desmentido pelas urnas”, relembrou a matéria da revista. A diferença entre o resultado do Ibope e dos demais institutos que apontam vitória de Flávio Dino no primeiro turno resulta, segundo o impresso, da divergência do número de eleitores indecisos.

“Fora da órbita da TV Mirante, o instituto Exata, em parceria com a Federação das Indústrias, afere 56% para Dino e 27% para Lobão Filho. Segundo o DataM, o candidato do PC do B soma 58,2%. Impressiona a diferença entre o total de eleitores indecisos entre os levantamentos. Seriam 18% do eleitorado, segundo o Ibope. E até três vezes menor, conforme os demais.”

A reportagem levou ao conhecimento do Brasil o panorama político da disputa eleitoral do Maranhão. Com título “Um 'comuna' no Sarneystão – Líder nas pesquisas, Flávio Dino resiste aos impropérios do grupo Sarney”, a reportagem traça um perfil das campnhas dos dois principais candidatos ao Governo do Estado do Maranhão – Flávio Dino e Lobão Filho.

O repórter acentua a diferença entre as duas candidaturas, principalmente no debate realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão. Enquanto Flávio Dino se sentia à vontade e “de fala mansa, parece ser um candidato avesso aos truques de marketing”, o repórter acentuou o nervosismo de Lobão Filho: “com um blazer e uma camisa social desabotoada, faz pose de celebridade e arrisca piadas, apesar no nervosismo”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010