Média de aprendizagem em Alto Parnaíba (MA) é menos que a metade da média de Santa Filomena (PI).

Média de aprendizagem em Alto Parnaíba (MA) é menos que a metade da média de Santa Filomena (PI).


ALTO PARNAÍBA – Escolas municipais apresentam dados nada satisfatórios

Dados revelados pela Prova Brasil, demostram que duas das quatro escolas municipais onde foi realizado o certame, estão bem abaixo da média estadual (15%) e federal (37%), os números estão próximos aos das piores escolas do país.  Na Escola Municipal Professora Conceição Néris, dos 58 alunos pesquisados, apenas 3 demonstraram o aprendizado adequado (6%), já na Unidade Integra Marly Sarney os números detectaram que dos 28 alunos só 1 demonstrou o aprendizado adequado (7%).  Já as outras duas escolas pesquisadas demonstram números melhores, na Escola São José dos 38 alunos, 8 demonstraram o aprendizado adequado (23%) e a Escola Lêda Tajra apresenta os seguintes números dos 56 alunos, 13 demonstraram o aprendizado adequado(25%).

Ao analisarmos os números podemos verificar a enorme distorção de aprendizagem dentro do município, escolas que estão a menos de 100 m de distancia apresentam dados tão controversos.

Agora se compararmos os dados de Alto Parnaíba aos de Santa Filomena, veremos que estamos aquém da cidade vizinha, enquanto nossa média municipal foi de 15% e igualamos a porcentagem estadual, eles apresentaram índices superiores aos do Piauí atingindo 36% , bem próximo ao da média nacional que é de 37%, e, contra os 24% do estado.

Lembramos que esta pesquisa (Prova Brasil) foi feita apenas nas escolas da zona urbana, se ampliada para as rurais, à situação seria bem pior.

Estes dados podem ser verificados através do site  QEdu que é  um portal aberto e gratuito, onde você irá encontrar informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, do município, do estado e do Brasil.

No QEdu, você encontra diversas informações obtidas de fontes oficiais do governo brasileiro, como a Prova Brasil, o Censo Escolar e indicadores especiais do Inep.


Ainda segundo o site, o Ideb 2013 nos anos iniciais da rede municipal não atingiu a meta, teve queda e não alcançou 6,0. E critica dizendo que: precisa melhorar a sua situação para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado, pois de cada 100 alunos 11 são reprovados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010