Políticos maranhenses estão na lista de denunciados da Operação Lava a Jato

Políticos maranhenses estão na lista de denunciados da Operação Lava a Jato

Roseana, Lobão e Edinho podem estar entre os nomes denunciados
 na operação Lava a Jato. A lista com os nomes já está no STF

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava a Jato no Supremo Tribunal Federal, possui uma lista que contém entre 70 e 100 nomes de pessoas denunciadas nas investigações e delações premiadas conduzidas pela Polícia Federal e Ministério Público.

Os nomes ainda não foram divulgados, mas sabe-se que políticos do alto escalão do PMDB maranhense estão entre os denunciados. O temor atual desses políticos é que o lobista Fernando Baiano, considerado foragido pela Polícia Federal, aceite se entregar e confirme a participação da cúpula peemedebista no esquema de corrupção da Petrobras. Baiano é considerado o elo entre as propinas pagas por empreiteiros presos na última sexta-feira (14) e os políticos do PMDB. O advogado dele diz que o lobista deverá se entregar nesta terça-feira (18),  em Curitiba, mas não confirmou se ele aceitará fazer um acordo de delação premiada.

Enquanto isso, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que ameaçou entregar o cargo na semana passada, recuou. Lobão resolveu agir com cautela e aguardar os desdobramentos dos fatos para tomar uma posição. Sua saída do Ministério é certa, mas ele e os caciques do PMDB querem arrancar do Planalto fortalecimento político para enfrentar a crise que virá quando os nomes da lista de Zavascki vieram à tona. Lobão está em Brasília acompanhando de perto o desenrolar dos depoimentos de empreiteiros presos pela PF.


No Maranhão, o clima também é de cautela e temor. Há duas semanas Roseana Sarney acertou a própria renúncia com o deputado Arnaldo Melo, que pressiona para assumir assumir o governo. Denunciada por Alberto Youssef como uma das pessoas que recebeu dinheiro de propina das empreiteiras, Roseana já percebeu que renunciar no próximo dia 5 de dezembro pode ser uma manobra de auto risco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010