DIOCESE DE BALSAS DISCUTE TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015

DIOCESE DE BALSAS DISCUTE TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015


Foto: Agência BPI/Cacau

Estiveram reunidos na Escola Marista em Balsas (São Pio X), mais de 90 fieis das paroquias de diferentes pastorais para o encontro diocesano sobre a Campanha da Fraternidade deste ano de 2015, entre os participantes estavam padres, freiras, leigos e o Bispo Diocesano Dom Enemésio Ângelo Lazares.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2015
A campanha aborda o tema: Fraternidade – Igreja e Sociedade, cujo lema é ‘Eu vim pra servir’ e tem o intuito de interagir com a sociedade, mobilizando os fieis da Igreja Católica para uma maior conscientização de seu papel na sociedade, em busca de um bem comum maior.

O lema ‘ Eu vim servir’ segue o exemplo de Cristo, que veio a terra com esse propósito, e que deve ser seguido por todos.

A Campanha da Fraternidade, iniciada em 1963, ao logo dos anos vem tratando de temas muito importantes para a sociedade brasileira, no sentido de que busca evangelizar comprometida com as grandes questões que afetam essa sociedade, como exploração de menores, segurança pública, tráfico de pessoas e muitas outras.

Neste ano, quando chega a sua edição número 51, o evento quer então fazer uma reflexão sobre qual é o papel da igreja na sociedade.

“Qual o papel do cristão na sociedade? Como a Igreja serve essa sociedade historicamente, se envolvendo em obras de caridade, educação e saúde? E como é hoje?”

Vale ressaltar que a ação visa “oferecer à sociedade a doutrina social da igreja, que são os princípios do bem comum, da subsidiariedade, do serviço fraterno e da partilha”.

O cartaz de divulgação da campanha traz a imagem do papa Francisco na cerimônia do ‘Lava-pés’, que, é um ícone do serviço, narrado no evangelho de São João, quando Jesus define a sua missão entre os homens: “Eu vim para servir e não para ser servido”.

“Este é um setor em que precisamos de uma grande revolução cultural, sobretudo no serviço público, para que aquele que assuma uma função pública realmente veja isso como um serviço, o que é muito importante para nós mudarmos a sociedade e até o Estado brasileiro”.

A Campanha da Fraternidade 2015 terá início no próximo dia 18, quarta-feira de cinzas e terá duração de 40 dias com reflexões sobre a família, religiosidade e questões ligadas à economia, política e temas sociais.

PASTORAL SOCIAL

A Pastoral Social tem como finalidade concretizar em ações sociais e específicas o cuidado da Igreja diante de situações reais de marginalização, é essa solicitude da Igreja voltada especialmente para a condição socioeconômica da população. Hoje como ontem, ela se preocupa com as questões relacionadas à saúde, à habitação, ao trabalho, à educação, enfim, às condições reais da existência, à qualidade de vida. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10), a dimensão sócio transformadora da ação da Igreja é constituída de quatro aspectos complementares e indissociáveis: sensibilidade para com os fracos e indefesos, solidariedade frente a determinadas emergências, profetismo no combate à injustiça e espiritualidade libertadora. 
Foto: Agência BPI/Cacau
O tema foi trabalhado em grupos e apresentados posteriormente.

REFORMA POLÍTICA

Pe. Humberto - Foto: Agência BPI/Cacau

Os bispos o Brasil, reafirmam que é preciso trabalhar para que a Reforma de fato aconteça no país, porém, destaca que deve ultrapassar uma simples reforma eleitoral para que a nação colha os frutos necessários. “Se feita de forma a ultrapassar os limites de uma simples reforma eleitoral, ela se torna um caminho seguro para coibir a corrupção e sua abominável impunidade que corroem instituições do Estado brasileiro e a vida do povo”, diz um trecho do texto divulgado pela CNBB (veja na integrada).

Foi aprovado em agosto de 2013, em reunião da CNBB o Manifesto da Sociedade Civil pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas e criada a Coalizão formada atualmente por 103 das mais representativas entidades e movimentos sociais do país.

O projeto de iniciativa popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas apresenta uma proposta de representação política mais identificado com a maior parte da sociedade.

Os quatro pontos principais desta proposta são:

Proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha;

Eleições proporcionais em dois turnos;

Paridade de gênero na lista pré-ordenada;

Fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes;

Se pararmos para pensar um pouco vamos perceber que a baixa qualidade do transporte público, a crescente violência urbana, a deficiência na educação, a precariedade da saúde pública, a carência de esporte e lazer para a juventude e a falta de terra para os trabalhadores que precisam são alguns dos inúmeros problemas sociais que a sociedade brasileira sofre há muito tempo.

Por que tais problemas nunca são resolvidos? Porque a solução deles depende da aprovação de muitas reformas como a reforma urbana, a reforma agrária, a reforma tributária e a reforma política. Todas elas precisam ser aprovadas no Congresso Nacional do Brasil.

Participaram pela paróquia de Nossa Senhora das Vitórias(Alto Parnaíba) Carlos Biah e José Carlos Folha - CACAU.

LEIA MAIS SOBRE OS TEMAS ABORDADOS, EM:

Campanha da Fraternidade

Pastoral Social


Reforma Politica 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010